Jogos Vorazes - Volume I.
Autora: Suzanne Collins.
Ano: 2010 (no Brasil).
Editora Nacional: Rocco.
Resenha:
A História é contada da perspectiva da protagonista Katniss, uma garota de dezesseis anos que vive em um futuro onde a guerra entre os povos destruiu o planeta.
Agora a sociedade é dividida em doze "Distritos". Cada um deles produz ou realiza alguma atividade para sua própria subsistência e para atender os demais Distritos e a "Capital" - Centro do poder político e de ordem.
Katniss vive no Distrito doze responsável pela mineração de carvão, junto com sua mãe viúva e sua irmã mais nova. Seu Distrito é o mais pobre, sofrendo com a fome, doenças e desemprego.
Nesse cenário já tão precário e desprovido de qualquer esperança, a Capital como mais uma forma e a mais cruel para demonstrar seu poder sobre os Distritos, organiza todos os anos os "Jogos Vorazes".
Nela dois participantes de cada Distrito, um garoto e uma garota de idades entre doze e dezoito anos - chamados de "Tributos", são sorteados para essa competição onde somente um pode sair vivo.
Dessa forma Katniss terá de enfrentar dificuldades ainda piores das que está acostumada se quiser voltar para casa, depois que pelo fato de "a sorte não estar a seu favor", ela acaba sendo um dos Tributos.
Opinião:
Li o livro já tendo assistido os filmes um e dois. Mas mesmo assim não deixei de me impressionar e me emocionar com a trama.
Mesmo já sabendo o que aconteceria, os detalhes que o livro apresenta e suas explicações são essenciais para entender a história.
Katniss é uma protagonista forte e sensível ao mesmo tempo. Apesar de muito esperta e corajosa, tem seus medos e incertezas. Deseja apenas uma vida melhor para sua família e luta por isso.
Infelizmente, por obra do destino, um de seus piores temores acaba acontecendo, e ela precisa deixar sua casa e ser ainda mais corajosa se quiser estar com eles novamente.
O gênero Distopia já existia, mas nunca o vimos tão forte como atualmente. Parece uma realidade distante, mas se pararmos para analisar, muitos dos problemas que essa obra retrata como a fome e desigualdade jã não estariam presentes em nossa vida no presente?
É assim que Jogos Vorazes se apresenta: Uma história futura que parece bem próxima, com fortes críticas aos problemas sociais e como as pessoas reagem e eles.
Uma comparação com um mundo tão competitivo e predador que vivenciamos todos os dias, onde sempre precisamos lutar para sobreviver, mesmo que fiquemos muitas vezes aos pedaços.
Para quem gosta do gênero como eu, não pode deixar de ler para tirar suas próprias conclusões e a a cada página ter a vontade de fazer algo para que esse mundo retratado continue somente nos livros.
Voto: 5 estrelas de 5.