segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Mazze Runner - A Trilogia.

Mazze Runner - A Cura Mortal - Filme 3.

Olá, passando para falar de uma das minhas adaptações para o cinema favoritas. Com certeza Mazze Runner me surpreendeu desde o primeiro filme.
Não li os livros, por isso não tenho um comparativo, mas como todas as adaptações, é natural que algumas alterações sejam feitas, mas os produtores sempre se esforçam para manter alguma proximidade com o original.
Assistindo aos trailers lançados desde o final de 2017, me empolguei ainda mais. Esse último filme da franquia promete, e já percebemos de cara ao contrário de muitas trilogias que dividem a parte final em dois filmes, eles vem com o desfecho de uma vez. 
Com certeza podemos aguardar muita emoção para o fim dessa história.
Não poderia deixar de mencionar a atuação incrível de todo o elenco, e de como cada ator se encachou perfeitamente na pele dos personagens. Principalmente Dylan O'Brien vivendo o nosso sempre querido líder Thomas que levará seu grupo até as últimas consequências para conquistar  sua liberdade. 


Créditos Foto: CinePOP.

domingo, 14 de janeiro de 2018

Sob a luz da lua - Col. Nightshade.

Autora: Andrea Cremer.

Ano: 2011.
Editora Nacional: Galera Record.



Calla Tor é uma jovem com dois lados. Um deles é humano e perfeitamente normal, porém ela descende de uma linhagem mágica de guardiões com o poder de se transformarem em lobos.
Esse seu lado a liga em um mundo fantástico, mas perigoso, belo mas cheio de regras e proibições. Desde cedo carrega responsabilidades como futura líder de seu grupo e se vê obrigada a uma união por obediência. Calla sabe que sua realidade e futuro não parecem justos, mas como foi ensinada a pensar acredita que esse caminho seja certo e seguro, mesmo que discorde de muitas coisas.

Porém sua vida, que acreditava estar toda planejada e definida, se transforma quando um misterioso garoto aparece em seu caminho. Ele causa problemas e carrega revelações que ela nunca imaginou e isso a fará questionar seus ensinamentos, refletir sobre sua missão de guardiã e se está mesmo do lado certo.

Opinião:

Foi um dos primeiros livros de ficção fantástico que reuniu todos os elementos que geralmente me atraem em um livro.
A leitura é envolvente e muitas vezes angustiante, ficamos tão apegados aos personagens que nos esquecemos que é tudo ficção. 
Calla é uma das minhas heroínas de livros preferida. Ela é extremamente forte, decidida e com sendo de justiça que a faz passar por cima de tudo para fazer o que ela acredita ser certo e para proteger quem ama. 
É fato que já existem muitas histórias de lobos, guardiões que lutam para proteger o mundo e os humanos do mal, várias narrativas de magia. 
Porém toda a atmosfera com misturas bem dosadas de ação, suspense, drama, aventura e fantasia me deixaram muitas vezes quase sem fôlego (risos).
Além de várias críticas a situações e problemas da sociedade real que muitas vezes se tornam despercebidos pelos nossos olhos já tão cansados de presenciar injustiças.
Sob a luz da lua vem para nos fazer refletir sobre o caminho que trilhamos e se nossas escolhas estão certas. Através da jornada da protagonista vamos entendendo seus medos, inseguranças e questionamentos que muitas vezes são os nossos próprios.

4 estrelas de 5.



Estilhaça-me - Volume I.

Autora: Tahereh Mafi.

Ano: 2011


Editora Nacional: Novo Conceito.



A história se passa em um mundo futurista devastado por guerras e marcado pelo receio do que ainda virá. A personagem central é Juliette, uma jovem que desde cedo sofreu devido ser diferente dos demais. Ela tem um dom, uma maldição como ela mesma chama. Algo realmente incrível que a faz especial, e a torna foco de interesse do "Restabelecimento", a nova forma de governo de seu mundo.
Aprisionada desde a infância em um local terrível onde acreditam que ela possa ser curada, em determinado momento quando ela já não espera ter salvação, alguém de seu passado retorna, e essa pode ser sua única chance se libertar.
Juliette será apresentada a realidade de seu mundo da qual sempre esteve alheia devido seus próprios problemas. Agora será o momento de decidir o que fazer com suas habilidades, se as usará para um recomeço ou para a destruição total.

5 Estrelas de 5.

Opinião:

Esse foi meu primeiro livro após muito tempo sem ler. Foi um recomeço incrível e me apaixonei pela história desde o começo. Não parava de ler, devorava cada página.
Com essa história, voltei ao mundo da leitura, e me encantei pelo gênero Distópico.
Juliette é uma personagem que em vários momentos me deixava confusa devido seu turbilhão de emoções.
Era apenas uma garota, com seus medos, incertezas e tendo experiências novas e inimagináveis.
A trama é envolvente, aos poucos vamos sendo transportados para um cenário desolador, autoritário e sem promessas de futuro. Além dos outros personagens que muitas vezes se tornam protagonistas, todos são muito ativos e marcantes.

É uma mistura fantástica de futurismo, aventura, ação, romance, ficção científica e distopia. Com várias menções e críticas de problemas sociais e políticos que não ficam longe de nossa realidade.

Jogos Vorazes - Volume I.

Jogos Vorazes - Volume I.


Autora: Suzanne Collins.


Ano: 2010 (no Brasil).


Editora Nacional: Rocco.


Resenha:



A História é contada da perspectiva da protagonista Katniss, uma garota de dezesseis anos que vive em um futuro onde a guerra entre os povos destruiu o planeta. 
Agora a sociedade é dividida em doze "Distritos". Cada um deles produz ou realiza alguma atividade para sua própria subsistência e para atender os demais Distritos e a "Capital" - Centro do poder político e de ordem. 
Katniss vive no Distrito doze responsável pela mineração de carvão, junto com sua mãe viúva e sua irmã mais nova. Seu Distrito é o mais pobre, sofrendo com a fome, doenças e desemprego. 
Nesse cenário já tão precário e desprovido de qualquer esperança, a Capital como mais uma forma e a mais cruel para demonstrar seu poder sobre os Distritos, organiza todos os anos os "Jogos Vorazes". 
Nela dois participantes de cada Distrito, um garoto e uma garota de idades entre doze e dezoito anos  - chamados de "Tributos", são sorteados para  essa competição onde somente um pode sair vivo. 
Dessa forma Katniss terá de enfrentar dificuldades ainda piores das que está acostumada se quiser voltar para casa, depois que pelo fato de "a sorte não estar a seu favor", ela acaba sendo um dos Tributos.

Opinião



Li o livro já tendo assistido os filmes um e dois. Mas mesmo assim não deixei de me impressionar e me emocionar com a trama. 
Mesmo já sabendo o que aconteceria, os detalhes que o livro apresenta e suas explicações são essenciais para entender a história. 
Katniss é uma protagonista forte e sensível ao mesmo tempo. Apesar de muito esperta e corajosa, tem seus medos e incertezas. Deseja apenas uma vida melhor para sua família e luta por isso.
Infelizmente, por obra do destino, um de seus piores temores acaba acontecendo, e ela precisa deixar sua casa e ser ainda mais corajosa se quiser estar com eles novamente.
O gênero Distopia já existia, mas nunca o vimos tão forte como atualmente. Parece uma realidade distante, mas se pararmos para analisar, muitos dos problemas que essa obra retrata como a fome e desigualdade jã não estariam presentes em nossa vida no presente? 
É assim que Jogos Vorazes se apresenta: Uma história futura que parece bem próxima, com fortes críticas aos problemas sociais e como as pessoas reagem e eles. 
Uma comparação com um mundo tão competitivo e predador que vivenciamos todos os dias, onde sempre precisamos lutar para sobreviver, mesmo que fiquemos muitas vezes aos pedaços.
Para quem gosta do gênero como eu, não pode deixar de ler para tirar suas próprias conclusões e a a cada página ter a vontade de fazer algo para que esse mundo retratado continue somente nos livros.


Voto: 5 estrelas de 5.